Quanto custa o içamento de móveis grandes para apartamentos?

Quanto custa o içamento de móveis grandes para apartamentos

Depois de procurar por casas e apartamentos e encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é necessário preocupar-se com outras questões, sendo que uma das principais é a mudança. Isso porque, principalmente para quem tem móveis grandes e que não passam por portas, escadas e elevadores, se faz necessário o serviço de içamento de cargas para móveis e a contratação de aluguel de guindastes. Dessa forma, a mudança se torna mais organizada, segura e ágil. Contudo, sabemos que todo o processo de compra e mudança não é algo simples, sendo preciso pesquisar orçamentos de diferentes serviços. Portanto, para te ajudar, no post de hoje vamos falar quanto custa o içamento de móveis grandes.

O que é o içamento de móveis?

Primeiramente, vamos explicar, caso você não saiba, o que é o içamento de móveis. Conhecido também como transporte vertical, o içamento nada mais é do que elevar objetos, que podem ser móveis, maquinários, ofurôs, pianos, etc, muito pesados ou que não passam por portas, elevadores e escadas. Dessa forma, a peça pode ser colocada no lugar desejado ou retirada para ser transportada pelo lado de fora da construção.

Geralmente, o içamento é feito por um sistema de cordas ou cabos de aço dependendo do objeto e altura que será içado. Contudo, quando são peças maiores e ainda mais pesadas, é necessário contratar o aluguel de caminhão munk, assim como empilhadeiras também são comuns para a movimentação dos móveis que serão içados.

Em boa parte dos casos, esse serviço é contratado visto que os móveis não passam no vão da escada ou não cabem no elevador, não havendo outra maneira de entrar com eles na residência a não ser pela janela ou porta da sacada. Vale lembrar ainda que para esse procedimento, é necessária uma embalagem especial a fim de garantir a segurança da peça e dos envolvidos.

Quanto custa o içamento de móveis grandes?

É importante destacar que o preço do içamento geralmente varia de acordo com o peso, tamanho, tipo de objeto e o grau de dificuldade no momento de executar o serviço. Contudo, a média do mercado para um serviço de içamento básico, como subir um armário, sofá, vidro ou colchão, costuma variar entre R$250,00 a R$1000,00 para cada peça.

Entretanto, não podemos deixar de ressaltar que é fundamental ter responsabilidade e experiência para garantir um içamento com segurança para todos. Sendo assim, é importante escolher a empresa com extremo cuidado, avaliando outros fatores além do preço do serviço. Isso porque, além de poder causar prejuízos, um acidente acarreta em diversos problemas e dores de cabeça.

Uma boa empresa de içamento precisa atender diversos requisitos importantes para ser de confiança. Confira abaixo quais são eles:

Equipamentos

Os equipamentos são essenciais para um içamento seguro, sendo que qualquer acessório de baixa qualidade irá impactar diretamente na eficácia e segurança do serviço. Por isso, confira como são os equipamentos da empresa contratada, se recebem manutenções preventivas, etc.

Equipe especializada

É importante que o operador das máquinas domine todas as técnicas necessárias para garantir segurança e eficiência durante a prestação do serviço. Sendo assim, confirme se a empresa realiza treinamentos e se possui uma equipe realmente capacitada em seu corpo de funcionários.

Autorização do Corpo de Bombeiros

Por ser um processo que envolve diversos riscos, assim como equipamentos pesados e técnicas manuais, a empresa deve possuir a autorização do Corpo de Bombeiros para realizar suas atividades. Caso contrário, ela não pode atuar no mercado, devendo ser removida de sua lista de opções.

Acessórios de Proteção

Por fim, os acessórios de proteção individual e coletiva são essenciais para a prestação do serviço. Isso porque, como já falamos, o procedimento envolve riscos de acidentes graves. Alguns exemplos de acessórios que precisam estar presentes são capacete, luvas, óculos, calçado de segurança, linha de vida, fitas zebradas, sinalização adequada, barreiras, relas, cones, etc.

Cuidados extras

Por fim, não podemos deixar de lembrar que antes de agendar a data da mudança junto à empresa contratada, é fundamental conversar com o síndico do condomínio. Isso porque, o serviço é considerado perigoso e a administração precisa preparar o espaço para receber o caminhão e deixar os condôminos cientes sobre a movimentação de cargas. Além disso, é importante deixar claro que o serviço não pode ser realizado em dias de chuva ou com ventos fortes, visto que isso pode colocar a segurança de seus pertences, dos colaboradores e também dos outros moradores em risco. Portanto, confira a previsão do tempo para evitar problemas e estar preparado para caso algum imprevisto aconteça.

Então, agora que você sabe quanto custa o içamento de móveis grandes, já pode solicitar orçamentos disponíveis no mercado de sua região. Todavia, é importante lembrar que antes mesmo do preço, é importante considerar outros fatores, como a experiência da empresa e compromisso com a segurança de todos.