Empilhadeiras: o que são, para que servem e quanto custa para uma empresa

Empilhadeiras o que são, para que servem e quanto custa para uma empresa

Quem trabalha em fábrica, supermercados ou em grandes empresas que precisam da movimentação de cargas pesadas, já devem estar acostumados com a utilização de empilhadeiras em seu dia a dia.

Mas, saber como manusear e entender para que exatamente serve um serviço de empilhadeira são duas coisas distintas. Neste artigo vamos explicar o que são as empilhadeiras, quais são os tipos, quanto custa para manter esse equipamento dentro de uma empresa e como fazer para alugar ou comprar. Confira!

O que são empilhadeiras e quais os modelos mais comuns

 

As empilhadeiras são máquinas que podem ser tanto elétricas, hidráulicas, quanto movida a combustão.  Elas ajudam na logística de uma empresa gerando praticidade e agilidade na hora de carregar ou movimentar cargas de objetos pesados dentro de espaços pré-determinados.

Essas máquinas são consideradas veículos industriais, por isso, para manuseá-las é necessário que o operador do maquinário tenha um treinamento específico dado por especialistas de condução deste veículo.

Como dito anteriormente, existem vários tipos de empilhadeira e elas variam não só o modelo como a finalidade da qual ela se destina.

Escolher a empilhadeira ideal para uma empresa ou indústria é fundamental para melhorar processos e garantir resultados expressivos.

Conheça agora os modelos mais comuns no Brasil:

Empilhadeira elétrica

A empilhadeira elétrica é movida por uma bateria externa recarregável. Ela é compacta, ideal para espaços pequenos, corredores estreitos e locais onde o acesso é limitado.

Esse tipo de veículo é perfeito para o meio ambiente e para a saúde humana, uma vez que não emite gases nocivos durante o tempo de atividade.

Empilhadeira a combustão

Já esse modelo é movido por gás ou diesel e o porte é maior e destinado para cargas mais pesadas. Porém, esse tipo de empilhadeira é indicado para locais externos já que por ser movido a diesel emite gases poluentes e nocivos para a saúde humana.

Empilhadeira manual

Esse tipo de empilhadeira é muito mais comum de ser encontrada nas fábricas brasileiras, isso porque, ela possui um custo benefício muito maior do que as demais.

O modelo manual funciona estritamente pela força humana; o funcionário que opera esta máquina ativa a alavanca de elevação fazendo com que a carga que está em cima possa ser suspensa.

Empilhadeira portuária

Este é o modelo muito utilizado em portos para carga e descarga de contêineres nas embarcações. Sua estrutura é feita para suportar objetos pesados, de grande porte. Geralmente esse veículo acaba sendo mais caro que os demais.

Alugar ou comprar empilhadeiras: qual o mais vantajoso?

A medida em que o serviço de logística nas empresas industriais aumentam, a procura por empilhadeiras que possam otimizar as operações crescem no mesmo ritmo.

Porém, quando se está começando a implementar esse serviço fica um grande questionamento: O que é melhor, comprar ou alugar tipos de empilhadeira?

Comprar empilhadeiras pode ser uma solução de início, mas o investimento alto e a constante manutenção da máquina não compensam o custo inicial.

Por isso, está cada vez mais firme no mercado as empresas terceirizadas que fornecem o aluguel destes equipamentos.

Alugar empilhadeiras pode ser uma boa e vantajosa opção já que você poderá fechar contratos por um tempo determinado e não precisará arcar com os custos de manutenção.

Outro grande benefício de um aluguel de empilhadeiras deve-se ao fato de que você não estará preso a frotas deste veículo, ou seja, caso você não esteja satisfeito com a qualidade das máquinas poderá trocar de terceirizada e realizar um novo contrato.

Essa flexibilidade pode ser levada em consideração até para questões financeiras.

Some nisso tudo o processo de livre desvalorização da máquina. Isso significa que você não terá perda de investimento, afinal, não sofrerá a defasagem no valor do equipamento.

Mas, quanto custa o aluguel de uma empilhadeira?

Agora que você já sabe as vantagens de alugar uma empilhadeira para otimizar os processos da sua fábrica vamos aos custos deste aluguel.

Para obter uma quantidade de empilhadeiras suficiente para sua empresa, o ideal é que você alugue por um tempo determinado – de alguns meses – a fim de avaliar as condições estruturais das máquinas e a confiabilidade da empresa contratada.

Feito isso e, depois de analisado as condições finais do contrato, você pode renovar o aluguel destes veículos.

O valor de cada empilhadeira pode variar com a quantidade que você fechar com a empresa terceirizada, porém a média mais comum é de R$2 mil por mês referente a cada equipamento.

Para empilhadeiras à combustão, a empresa que alugar deverá arcar com combustível e reparos necessários durante a utilização.

O valor do aluguel acaba saindo cerca de R$64 mil reais mais baratos do que na compra, isso ao levar em consideração na compra o investimento inicial, a manutenção e à depreciação com o passar do tempo.

 

Processos otimizados, produção ativa e dinheiro no bolso

Além de ser vantajoso o aluguel de empilhadeira, lembre-se que essas máquinas são poderosas ferramentas de logística, capazes de otimizar processos como de estoque e armazenamento.

Processos otimizados, facilitam o trabalho dos funcionários que por sua vez produzem ainda melhor.

Por isso, pense que cada investimento feito em ferramentas é um retorno financeiro a longo prazo.