Se você é daqueles que detesta fazer mudanças porque acredita que essa prática só traz dores de cabeça e preocupações, fique tranquilo. Existem formas simples e eficazes para transportar seus objetos e móveis grandes para dentro de apartamentos.
Com a intenção de deixar a sua mudança mais tranquila, fizemos um checklist com tudo o que você precisa para subir móveis grandes e pesados em prédios com difícil acesso.
Depois dessas dicas você nunca mais terá receio de transportar seus objetos. Confira!
1 – Opte por içamentos de cargas para móveis
Ao contrário do que muitos pensam, o içamento de cargas para móveis é uma das formas de deslocamento mais seguras para ser realizada, podem ser utilizados diversos meios para este fim, como o aluguel de guindastes, ou de caminhão munk, caso seja uma casa com 2 andares, é até possível fazer o içamento do móvel através de uma empilhadeira alugada.
Isso porque se o seu móvel é muito grande ou pesado, a maneira ideal de colocá-lo dentro do apartamento ou prédio, sem danificá-lo e sem causar incômodos para a vizinhança, é içá-lo completamente.
E por que essa prática não é tão comum entre as pessoas na hora de fazer as mudanças? Porque muita gente opta pela forma mais barata ao invés da maneira mais segura.
Se você não é uma dessas pessoas, sempre escolha os equipamentos que podem içar os seus móveis corretamente.
2– Tenha profissionais especializados para te ajudar
Esse é um outro ponto importantíssimo na hora de subir móveis grandes em prédios.
Não adianta você tentar realizar um içamento ou qualquer outro tipo de deslocamento de objeto sozinho ou sem a presença de um profissional.
Além de ser uma prática um tanto quanto perigosa, você poderá perder a qualidade dos móveis, afinal, há uma grande probabilidade de você não fazer a tarefa da forma correta.
Por isso, procure pessoas que são especializados na área e que já tenham experiências em içar móveis ou deslocar objetos grandes e pesados.
3 – Pesquise bem a empresa antes de contratar
Ao procurar por profissionais ou equipamentos para içamentos de cargas, você vai se deparar com uma série de empresas que prestam esse serviço.
Porém, tome muito cuidado antes de contratar uma. Busque por avaliações da empresa na internet, certifique-se de que a organização está com os documentos em dia e não esqueça de verificar o estado dos materiais.
Além disso, não deixe de ler o contrato de prestação de serviços e veja de que forma será cobrado o trabalho.
Existem empresas que cobram por hora do aluguel do equipamento, outras que cobram pela quantidade de objeto que precisará ser deslocado, e outras que incluem a distância e área de movimentação como parte do valor que precisará ser pago.
Para evitar golpes ou surpresas futuras, tenha em mente qual o tipo de cobrança e contrato fornecido pela empresa.
4 – Verifique as manutenções dos equipamentos de içamento
É muito importante que as máquinas e ferramentas utilizadas para fazer o deslocamento do móvel e o içamento de cargas esteja em bom estado e suporte o peso do objeto.
Isso porque, caso a corda ou alguma outra ferramenta, não aguente o peso do móvel ou esteja em mau estado, o objeto poderá ser danificado e você terá problemas com a empresa contratada.
Esse checklist é para evitar qualquer tipo de dor de cabeça eventual, por isso, certificar de que toda ferramenta utilizada está em bom estado e atende às necessidades é o ideal para começar.
5– Se possível, utilize equipamentos específicos como empilhadeiras
Se no seu caso nem mesmo um içamento de carga para móveis mais simples for ajudar, procure utilizar máquinas como empilhadeiras.
Existem modelos de empilhadeiras menores que são suficientes para levantar móveis pesados e colocá-los no lugar desejado.
Geralmente, as empresas que fornecem o serviço de içamento de cargas também alugam empilhadeiras para esse fim.
O ideal é que você conheça minimamente o tipo que irá precisar.
Empilhadeiras do tipo elétrica ou manual de até 1 tonelada já são mais do que perfeitas para o caso.
6 – Nunca deixe de consultar o síndico
Dentro da checklist que você precisa para deslocar o seu móvel grande ao prédio, avisar o síndico é uma das coisas mais necessárias antes da sua mudança.
Isso porque somente o síndico poderá aprovar ou não tal tarefa. Aliás, é esse profissional que te informará os melhores dias e horários para realizar o procedimento e a forma mais comum utilizada por outros moradores ou funcionários.
Passar por cima de normas do prédio ou deixar de informar o responsável pelo condomínio sobre a subida do móvel poderá acarretar multas financeiras, advertências e/ou suspensão de direitos.
E isso ninguém quer, não é mesmo? Por isso, não deixe de consultá-lo.
Conclusão
Subir móveis grandes em prédios pode não ser uma tarefa tão intuitiva à princípio, mas isso não quer dizer que seja impossível de ser feita.
Com os equipamentos, pessoas e ferramentas certas, qualquer objeto, por mais difícil que pareça, conseguirá ser deslocado para prédios de diversos tamanhos.
Seguindo essa checklist você terá o necessário para fazer qualquer mudança despreocupado!