Como transportar máquinas e equipamentos pesados na fábrica

Como transportar máquinas e equipamentos pesados na fábrica

Se você está começando a montar a sua fábrica agora, já deve ter percebido que transportar máquinas de grande porte é preciso ter um cuidado extremamente delicado. Isso porque além delas terem um custo altíssimo para as empresas, também são peças fundamentais para que a produção realmente aconteça.

Então, como fazer o transporte das máquinas e equipamentos de fábrica da melhor forma, sem que elas sofram algum dano e sem que as empresas levem prejuízos?

Aluguel de guindastes ou aluguel de caminhão munck e empilhadeiras são algumas dessas alternativas. Afinal, não se trata só dos tamanhos e pesos colossais dos equipamentos, trata-se de peças que muitas vezes são até importadas e que precisam da cautela e segurança na hora de movê-las.

Leia até o fim esse artigo que você terá tudo o que precisa saber para transportar as máquinas da sua fábrica no melhor custo x benefício do mercado. Confira!

Para operações que demandam mobilidade, prefira caminhão Munck

Caminhão Munck é um modelo articulado de guindaste, mas com uma carroceria aberta no mesmo estilo de um caminhão. Ele funciona perfeitamente para situações em que a carga necessária para transportar requer uma altura específica e um peso muito grande.

Uma das grandes vantagens do caminhão Munck é por ser um veículo de fácil acesso, afinal, ele não possui restrições nas grandes rodovias, o que facilita no deslocamento até o local da fábrica.

Esse transporte é muito comum utilizado em construção civil, indústrias e em lugares onde é preciso de mobilidade e agilidade no processo de transporte.

O valor do aluguel de caminhão Munck pode variar de R$200 a mais de R$3000 a hora, dependendo da tonelada suportada, do modelo do caminhão e da distância do transporte.

Atenções necessárias antes de alugar um caminhão Munck

Se você optar por esse método de transporte para seus equipamentos, é importante que tenha em mente algumas coisas. Antes de mais nada, é preciso uma visita técnica dos responsáveis pelo transporte.

Isso é necessário a fim de que a carga não exceda a quantidade máxima de peso e altura do modelo requerido. Por isso, atente-se ao tipo de caminhão – ou guindauto como se costumam falar – que você precisará alugar dependendo do equipamento.

Operações que demandam altura, escolha guindastes

Os guindastes são perfeitos para aquelas cargas que são, além de pesadas, bastante altas e de difícil deslocamento.

No entanto, o aluguel de guindaste pode ser um tanto quanto confuso para quem não tem experiência ou não sabe como se informar sobre, já que há diversos tipos e modelos com finalidades diferentes.

Conheça um pouco sobre cada um:

  • Guindaste tipo grua: pode subir de 10 a 150 metros e fica içado por uma grua, que é como se fosse um braço móvel gigante;
  • Guindaste tipo multiangular: esse modelo é parecido com uma pinça e é facilmente desmontado. Ideal para construção civil e funcionam com um contrapeso do lado oposto;
  • Guindaste tipo grua florestal: funciona da mesma forma que a grua normal, porém sua finalidade serve para carregar toras de madeira;
  • Guindaste tipo pórticos: utilizado no transporte de contêineres, geralmente é usado como objeto elétrico e se desloca somente em um único percurso.

O aluguel de guindaste acaba sendo mais vantajoso por ser mais seguro e viável dependendo da sua necessidade. Além disso, ao contratar uma empresa responsável pelo transporte por guindaste pode ser ainda melhor do que comprar uma dessas ferramentas.

Acontece que existem diversos locais que alugam o transporte já com funcionários capacitados para realizar o serviço, o que otimiza ainda mais o seu trabalho.

Outra vantagem em alugar um guindaste ao invés de comprá-lo, é que você poderá sempre o adquirir pelo período de tempo certo que você vai precisar para fazer o transporte.

Ou seja, pode-se fechar contratos de aluguel de guindaste por dias, semanas ou até grandes períodos como meses.

Mesmo com grandes opções de transporte, tenha uma empilhadeira

Essa é uma daquelas dicas essenciais para quem está começando a montar uma fábrica de produções.

Isso porque apesar do caminhão Munsk e dos tipos de guindastes, como falado anteriormente, servirem para fazer transportes de grandes cargas, são as empilhadeiras que vão ajudar a produção a ter um melhor aproveitamento do espaço.

Afinal, com a empilhadeira em tamanho menor, você consegue colocar a carga para ser alocada aonde for melhor dentro da sua fábrica.

Além disso, a empilhadeira facilita o trabalho de seus funcionários e otimiza o tempo de produção.

Conclusão

Esses 3 tipos de transportes para objetos pesadas podem ser usados tanto em conjunto para o deslocamento de uma mesma carga, quanto isolados. Isso vai mudar dependendo do equipamento a ser transportado e da finalidade do serviço.

De toda forma, procure por empresas especializadas em alugueis de transporte de máquinas e contrate profissionais que sabem realizar todo o processo de movimentação.

Para evitar prejuízos futuros, busque sempre a melhor qualidade e referência no mercado, assim, a sua fábrica poderá contar com serviços de ponta e com a garantia de que tudo estará bem feito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn