As plataformas elevatórias são fundamentais para todos os tipos de trabalho em altura, desde uma simples troca de lâmpada até na montagem de plantas industriais. Isso porque, além de garantirem a segurança dos colaboradores, também facilitam a execução, fazendo com que o serviço fique mais prático e confortável. Ainda que existam outros equipamentos para esse tipo de trabalho, como escadas e andaimes, as plataformas elevatórias são as mais seguras e versáteis, além de proporcionarem maior mobilidade. Atualmente existem três tipos principais de plataformas elevatórias, sendo importante conhecer melhor sobre elas a fim de garantir a escolha certa. Confira!
Plataforma elevatória do tipo tesoura
A plataforma do tipo tesoura é um dos modelos mais procurados por profissionais que realizam trabalho em altura, oferecendo opções de plataforma elétrica ou a combustão, sendo que cada uma delas é indicada para um tipo de terreno. Ou seja, a primeira é indicada para lugares fechados, com terreno nivelado e fácil acesso à eletricidade. Já a segunda, é mais utilizada para lugares abertos e com terreno desnivelado. Além disso, o tipo tesoura ainda consegue suportar mais peso que os demais modelos, sendo que isso depende diretamente de seu tamanho. Por fim, é a opção mais indicada para quem precisa de uma plataforma maior e que comporte mais de um profissional.
Plataforma elevatória do tipo telescópica
Já a plataforma telescópica possui um tipo de lança telescópica que permite acesso rápido a qualquer zona de trabalho. No entanto, ao contrário dos demais tipos, ela não oferece grande articulação, mas ainda assim oferece um alcance maior, o que, com certeza, facilita o trabalho de manutenção. Inclusive, foi justamente para isso que essa plataforma foi criada. Ela é ideal para qualquer tipo de manutenção que seja em alturas de até 41 metros, como estruturas de galpões, armazéns, fabricas, portos, aeroportos, centros comerciais, etc.
Plataforma elevatória do tipo articulada
O modelo articulado é um dos equipamentos mais versáteis quando falamos em trabalhos em altura, podendo ser encontrado também em tipos elétricos ou a diesel. Sua principal característica é que ele é capaz de oferecer maior alcance vertical e horizontal, visto que a estrutura permite que ele se movimente horizontalmente durante a operação. Como consequência, é considerada a plataforma mais versátil, sendo indicada também para terrenos desnivelados, visto que é possível deixar a base fixa em um local.
Como escolher o tipo de plataforma elevatória?
Como falamos, o ambiente será fundamental no momento de escolher qual o tipo de plataforma elevatória irá alugar. Contudo, também é importante considerar fatores como:
- Altura que será exigida para o trabalho;
- Número de colaboradores que serão necessários;
- Obstáculos aéreos;
- Emissão de gases;
- Tipo de solo em que o serviço será feito.
Então, agora que você conhece os tipos de plataformas elevatórias existentes e como escolher a ideal, já pode contratar uma empresa para alugar o modelo. É importante lembrar que ela irá fornecer todas as informações necessárias para que você faça a melhor decisão, visto que possui profissionais qualificados para orientarem da melhor forma durante o processo.