Manutenção em caminhão munck: por que fazer e qual a frequência?

Manutenção em caminhão munck por que fazer e qual a frequência

O caminhão munck é uma máquina com comando hidráulico montada sobre o chassi de um caminhão, oferecendo diversas vantagens para inúmeros setores e, consequentemente, sendo de extrema importância. Contudo, para manter tudo funcionando da maneira adequada e poder garantir os benefícios do maquinário, é fundamental realizar a manutenção de caminhão munck. Esse procedimento é essencial e deve ser realizado periodicamente, mas sabemos que sua importância pode não estar clara para todo mundo. Por isso, continue acompanhando o post de hoje e sabe por que fazer a manutenção e com qual frequência.

 

Os tipos de manutenção de máquinas

 

Quando falamos em manutenção de caminhão munck, é necessário entender que existe uma gestão de equipamentos e ferramentas de trabalho que abrange três conceitos essenciais sobre a conservação do maquinário. São elas:

 

  • Manutenção preventiva: evita problemas, sendo realizada por mecânicos especializados para revisar componentes importantes e de forma periódica;
  • Manutenção preditiva: ela é feita com base nas avaliações da condição e desempenho do equipamento, sendo que os reparos são agendados de acordo com as necessidades e nível de desgaste observados;
  • Manutenção corretiva: Como o próprio nome sugere, essa manutenção corrige os problemas que o equipamento já está apresentando. Sendo assim, ela é mais cara, pois não foi programada e, geralmente, interrompe o trabalho acarretando em prejuízos.

 

Por que fazer a manutenção em caminhão munck?

 

A manutenção do caminhão munck é um procedimento de extrema importância e que precisa ser feito de forma periódica a fim de evitar gastos desnecessários. Isso porque, com o passar do tempo, o maquinário pode se desgastar e se não houver o devido cuidado, pode acarretar em quebras que causem grande prejuízo.

 

Além disso, a manutenção irá garantir o pleno funcionamento do equipamento, fazendo com que o serviço seja entregue no tempo adequado, sem atrasos, além de evitar acidentes e garantir a eficiência do trabalho. Dessa forma, você garante maior lucratividade para sua empresa e ainda promove total segurança para seus funcionários.

 

Devemos destacar ainda que a manutenção do caminhão munck evita danos no equipamento, visto que estará sempre revisado e pronto para prestar todos os serviços necessários.

 

Quando fazer a manutenção de caminhão munck?

 

Assim como qualquer outro equipamento, o caminhão munck precisa de manutenções após um período de uso, sendo que a primeira revisão deve ser feita após as primeiras 50 horas de utilização.

 

Além disso, o próprio condutor pode realizar revisões diárias, desde que esteja atento às funcionalidades. Contudo, o reparo deve ser feito sempre por uma equipe especializada, visto que irá avaliar todo o equipamento e realizar as correções necessárias. Aqui, você pode contratar empresas terceirizadas que irão avaliar e oferecer as soluções adequadas.

 

É importante lembrar que não existe uma regra absoluta para todos os equipamentos e na verdade, você precisa elaborar junto com profissionais capacitados, um plano de manutenção para garantir o pleno funcionamento de seu caminhão munck.

 

Portanto, como você viu, o procedimento de manutenção é essencial para sua empresa, pois além de melhorar sua lucratividade, os processos ainda conferem total segurança para colaboradores e funcionários.

Posts Recentes

ALUGUEL DE GUINDASTE

ALUGUEL DE CAMINHÃO MUNK

ALUGUEL DE EMPILHADEIRAS

IÇAMENTO DE CARGAS

Inscreva-se em nossa Newsletter